Egresso em destaque - Danielle de Oliveira

Egresso_Danielle Oliveira

Danielle de Oliveira: experiência e crescimento profissional com o mestrado

Sou Bióloga e meu primeiro contato com o PPGPVBA foi como aluna especial em 2014. Neste ano, cursei duas disciplinas, sendo que uma delas me permitiu conhecer meu orientador do mestrado, Dr. Alfredo S. Urashima. Em 2015, ingressei como aluna regular com bolsa Capes. Minha dissertação foi intitulada "Detecção precoce de Leifsonia xyli subsp. xyli em mudas-pré-brotadas de cana-de-açúcar". Com o protocolo desenvolvido, tornou-se possível detectar a doença de forma precoce, o que até então não era possível.

Durante o mestrado, tive a oportunidade de divulgar meus resultados em congressos regionais (Congresso Paulista de Fitopatologia de 2015 e 2016) e um internacional (2016 APS Annual Meeting, Tampa-FL). Além disso, os resultados foram publicados em dois artigos científicos e em três congressos, na forma de resumos. Minha qualificação foi em novembro de 2016 e a defesa foi em julho de 2017.

Defendi meu mestrado no início da minha gravidez e me dediquei à minha filha nos seus primeiros dois anos de vida. Em 2020, iniciei uma parceria com a empresa Pragas.com. e em 2021 entrei na Unifal como aluna não regular. Em 2022, entrei no doutorado em Ciências Ambientais, na Unifal (Universidade Federal de Alfenas) e atualmente sou bolsista FAPEMIG.

O mestrado no PPGPVBA me propiciou várias experiencias profissionais e pessoais incríveis, o que resultou em um grande crescimento profissional. Além disso, fui capaz de construir um currículo que me ajudou a classificar em um dos primeiros lugares no processo seletivo do doutorado.

Para encerrar meu depoimento, gostaria de deixar uma dica para os novos alunos. Aproveitem cada oportunidade, o mestrado passa muito rápido. Aprenda muito, produza e divulgue seus dados em congressos e artigos. Um currículo bem-feito e bons contatos abrem muitas portas.