Egresso em destaque - Marcelo Augusto de Souza Costa

Egresso_Marcelo Augusto Costa

Marcelo Augusto de Souza Costa: o primeiro doutor dentre os egressos do Mestrado do PPGPVBA

Sou tecnólogo em produção sucroalcooleira formado pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul e após ter finalizado a graduação ingressei no PPGPVBA em 2015. Durante o período do mestrado fui orientado pela Profa. Dra. Sandra Regina Ceccato-Antonini, onde desenvolvemos o projeto na área da fermentação alcóolica. O objetivo foi avaliar a influência dos diferentes tipos de condução no processo fermentativo (batelada simples e alimentada), bem como a contaminação bacteriana na produção de bioetanol. Através do projeto conseguimos realizar um método de controle da contaminação, com a adição de 5% de etanol no tratamento ácido. Em abril de 2017 realizei a defesa do meu mestrado e a publicação de um artigo denominado “Ethanol addition enhances acid treatment to eliminate Lactobacillus fermentum from the fermentation process for fuel ethanol production” na revista Letters in Applied Microbiology.

Após minha defesa do mestrado, logo em seguida já ingressei no doutorado na Universidade Federal da Grande Dourados, dando continuidade na linha de pesquisa voltada para fermentação alcóolica e leveduras. Durante o período do doutorado tive a oportunidade de ministrar algumas disciplinas no curso de graduação no qual sou formado, como professor temporário. Em agosto de 2021 realizei a defesa da tese e recentemente no início de 2022, ingressei no mercado de trabalho como analista de laboratório pleno na empresa INPASA BRASIL.

O programa foi fundamental para o meu crescimento pessoal e principalmente profissional, devido às experiências vivenciadas durante o desenvolvimento do projeto e principalmente pela convivência e a troca de conhecimento entre os colegas e professores. O crescimento que obtive durante o mestrado foi um dos principais fatores para a minha posição atual e com certeza ajudou a encarar algumas situações vividas no doutorado e como docente.

O PPGPVBA é sem dúvida uma excelente oportunidade para aqueles que buscam realizar um mestrado, é uma experiência incrível que com certeza irá agregar para o desenvolvimento profissional. Vale destacar a diversidade nas linhas de pesquisa que o programa oferece, uma vez que faz toda diferença para agregar conhecimento, devido a troca de experiências no dia-a-dia entre os colegas, além do quadro de docentes e a estrutura oferecida pelo programa, outra grande qualidade do programa, a qual faz toda diferença para a formação.