Egresso em destaque - César Augusto Zanello
César Augusto Zanello: aprendendo a ser pesquisador no Mestrado
Você poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA?
Sou graduado em Agroecologia pela UFSCar/Araras no ano de 2015, e no ano seguinte ingressei no mestrado do PPGPVBA. Sob orientação do Prof. Dr. Jean Carlos Cardoso desenvolvi um projeto com propagação in vitro de orquídeas Phalaenopsis visando a obtenção de protocolos de propagação clonal para híbridos deste gênero, o qual defendi no primeiro semestre de 2018. Os resultados obtidos durante a realização deste projeto possibilitaram a publicação de dois artigos científicos:
- ZANELLO, C.A.; CARDOSO, J.C. PLBs induction and clonal plantlets regeneration from leaf segment of commercial hybrids of Phalaenopsis. The Journal of Horticultural Science and Biotechnology, v.94, p. 627-631, 2019. doi.org/10.1080/14620316.2019.1600384
- CARDOSO, J.C.; ZANELLO, C.A.; CHEN, J.T. An overview of orchid protocorm-like bodies: Mass propagation, biotechnology, molecular aspects and breeding. International Journal of Molecular Sciences, v.21, 985, 2020. doi.org/10.3390/ijms21030985
Como foi sua trajetória após o término do Mestrado?
Após o término do mestrado ingressei no doutorado pelo Programa de Genética e Biologia Molecular da UNICAMP sob orientação da Dra. Maria Imaculada Zucchi e coorientação do Prof. Dr. Cássio van den Berg. O projeto que desenvolvo atualmente no doutorado é voltado para a área de filogenômica de orquídeas do gênero Cattleya, onde através do uso de sequenciamento de nova geração, buscamos compreender a história evolutiva e as relações entre as espécies deste grupo.
Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento como profissional?
Apesar de atualmente desenvolver meu projeto de doutorado em uma área diferente da do mestrado, foi nele onde desenvolvi algumas habilidades importantes para quem pretende ser um pesquisador. Mesmo tendo contato com a pesquisa durante a graduação através da iniciação científica, creio que somente no mestrado foi possível aprender de fato como transformar uma ideia em um projeto de pesquisa, além de aprimorar a escrita científica, conhecer melhor os métodos de análise e principalmente desenvolver o senso crítico, fundamental para um pesquisador.
Qual seria sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?
Primeiramente pense no caminho que você pretende direcionar sua carreira profissional e a partir daí veja como o mestrado pode contribuir nisso, para dessa forma buscar o orientador e o projeto adequado que irá fazer com que você desenvolva as habilidades necessárias para a área em que pretende atuar após a pós-graduação.