Egresso em destaque - Lincon Felipe Lima Silva

Egresso_Lincon Felipe Lima Silva

Lincon Felipe Lima Silva: o mestrado trazendo amadurecimento e reconhecimento

Você poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA?

Finalizei o Bacharelado em Biotecnologia pelo Centro de Ciências Agrárias da UFSCar, Araras em 2012. Após 2 anos atuando no mercado farmacêutico como Representante Técnico, ingressei em 2015 no mestrado do PPGPVBA sob orientação da Profa. Dra. Sandra Regina Ceccato-Antonini, desenvolvendo um projeto que estudava o metabolismo secundário de leveduras contaminantes da fermentação alcoólica do gênero Dekkera. A pesquisa permitiu identificar a produção de compostos fenólicos por essas leveduras em quantidades suficientes para interferir no rendimento da produção de etanol. Durante o mestrado participei da comissão organizadora do II Simpósio do PVBA. A defesa foi realizada no início de 2018 e o projeto rendeu a publicação de dois artigos científicos:

1. COVRE, E.A.; SILVA, L.F.L.; BASTOS, R.G.; CECCATO-ANTONINI, S.R. Interaction of 4-ethylphenol, pH, sucrose and ethanol on the growth and fermentation capacity of the industrial strain of Saccharomyces cerevisiae PE-2. World Journal of Microbiology & Biotechnology, v. 35, 136, 2019.
  2. SILVA, L.F.L.; RÉCO, A.S.; PEÑA, R.; GANGA, M.A.; CECCATO-ANTONINI, S.R. Volatile phenols are produced by strains of Dekkera bruxellensis under Brazilian fuel ethanol industry-like conditions. FEMS Microbiology Letters, v. 365, fny228, 2018.

Como foi sua trajetória após o término do Mestrado?

Após o término do mestrado fui convidado a regressar a indústria farmacêutica como representante da empresa italiana ADA TINA, ascendi ao cargo de gerente de propaganda médica onde pude viajar pelo Brasil e Itália, adquirindo experiência nessa interação com o mercado de saúde. No final de 2019 me desliguei da empresa e me tornei consultor técnico da Fundação Getúlio Vargas em Campinas-SP. Após alguns meses ingressei no Doutorado em Imunologia do Institudo de Ciências Biomédicas da USP, em parceria com a Unicamp. Atualmente trabalho no Laboratório de Imunometabolismo do IB-Unicamp, onde desenvolvo uma pesquisa que estuda o papel dos canais iônicos de potássio no metabolismo de macrófagos, como impactam na dinâmica mitocondrial, no ciclo do colesterol e no desenvolvimento da aterosclerose.

Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento como profissional?

O programa de mestrado foi essencial para meu amadurecimento profissional. Apesar de ter realizado duas iniciações científicas durante a graduação, foi somente no mestrado que comecei a sentir de fato a responsabilidade da profissão de pesquisador e trabalhar melhor o pensamento científico. Precisei aprender várias técnicas e procedimentos novos, lidar mais de perto com a língua inglesa e também o espanhol, visto que precisei passar 3 semanas na Universidade de Santiago do Chile em uma parceria. Adquiri maior resiliência e organização ao lidar com os desafios, os prazos curtos, as falhas em experimentos, relatórios e por fim a Defesa da Dissertação e a elaboração de artigo científico. Graças ao título de mestre pude obter melhores cargos e reconhecimento.

Qual seria sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?

Após a formatura da graduação é normal sentir ansiedade pelo primeiro emprego, surgem dúvidas sobre carreira e se é o momento ou não de realizar o mestrado. Meu conselho é não perder em pensamentos sobre “o que é o melhor a ser fazer”, pois o mercado valoriza pessoas autênticas e originais, enquanto não remunera bem quem está disposto a qualquer coisa. Ganhe tempo, entre no mestrado de olho no doutorado. Aprenda técnicas e procedimentos, estude artigos, conheça as melhores revistas da sua área, busque parcerias. Mestrado não é momento de grandes inovações, mas sim de adquirir competências. Busque um orientador que ame o que faz e goste de discutir resultados, deixe ele te direcionar na escolha o projeto e faça algo relevante para a linha de pesquisa dele, pois assim você se beneficiará ao já encontrar vários procedimentos padronizados no laboratório, insumos, parcerias e todo background que o orientador já construiu. Seguindo essas dicas, seu mestrado será mais produtivo e empolgante.