Egresso em destaque - Tiago José Leme de Lima

egresso_Tiago_300.gif

Tiago José Leme de Lima: de aluno a servidor da UFSCar, uma trajetória no desenvolvimento de novas cultivares de hortaliças

Poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA?

Sou técnico agropecuário formado pela ETEC de Itapetininga e obtive graduação em Gestão de Agronegócios pela FATEC de Itapetininga. Meu período no mestrado foi de 2015 até 2017 e desenvolvi minha pesquisa visando o melhor aproveitamento do uso de berçário na produção de alface em sistema hidropônico NFT, cujo tema do projeto foi o “DESEMPENHO DE MUDAS DE ALFACE PRODUZIDAS NOS DIFERENTES VOLUMES DE CÉLULAS EM BANDEJAS E CULTIVADAS EM SISTEMA HIDROPÔNICO” sob orientação do professor Dr. Fernando Cesar Sala. Através do desenvolvimento desta dissertação foi possível a geração de dois artigos, “Volume of cells on trays influences hydroponic lettuce production” e “Mudas de Lactuca sativa L. produzidas em diferentes formatos e volumes de bandejas”, publicados em 2018 na Revista Horticultura Brasileira, e em 2017 na Revista Científica UNAR, respectivamente. Além da publicação dos artigos, em 2016 esses dados também foram divulgados em forma de pôster no Encontro Brasileiro de Hidroponia e no Congresso Brasileiro de Horticultura.

Após a conclusão do mestrado em 2017, prestei um concurso no Instituto Federal do Acre e de Rondônia para o cargo de docente em Agronegócios. Em 2017 fui contratado como técnico agropecuário pela Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FAI/UFSCar, onde minha função foi conduzir programas de melhoramento genético de hortaliças visando a obtenção de variedades e híbridos. Atualmente, sou servidor público federal na UFSCar-Campus de Araras, cuja função é no auxílio de atividades acadêmicas e no desenvolvimento de experimentos científicos voltados ao melhoramento de hortaliças. As novas cultivares de hortaliças tem sido registradas no Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, do MAPA, de cujos registros participo como melhorista junto ao Prof. Fernando C. Sala (meu ex-orientador) e demais integrantes do Programa de Melhoramento de Hortaliças.

Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento profissional?

Como eu já possuía experiência profissional, porém não voltada ao desenvolvimento de experimentos científicos, o mestrado me possibilitou o aprimoramento neste quesito, me possibilitando maior facilidade na condução de minhas atividades profissionais atuais.

Qual é sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?

Ter um projeto já em mente é de grande importância para que tudo flua de melhor maneira no decorrer do curso. Ter disciplina de estudo é fundamental para que o projeto seja bem desenvolvido e possa gerar artigos publicados em revistas de grande impacto, possibilitando ao autor maior visibilidade e oportunidades na área acadêmica.