Egresso em destaque - Amanda Varano

Foto_Amanda Varano

Amanda Varano: foco na fermentação e indústria

Sou Biotecnologista pela Universidade Federal de Alfenas, e trabalhei com processos fermentativos na minha Iniciação científica, TCC e estágio. Ao finalizar meu estágio curricular, em uma indústria farmacêutica, optei pelo Mestrado por não ter conseguido uma oportunidade de continuar na indústria. Confesso que a pós-graduação não era minha primeira opção. Então, ingressei no Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados em março de 2019 e fui orientada pela professora Sandra Regina Ceccato Antonini. O projeto que desenvolvemos foi com a aplicação de um óleo essencial de tangerina, sub-produto da produção do suco, para o controle da contaminação pela bactéria Lactobacillus fermentum na produção de bioetanol pela levedura Saccharomyces cerevisiae PE-2, estudando a viabilidade da aplicação desse composto no processo. Finalizei essa etapa em junho de 2021, com a defesa do projeto. Durante o mestrado também tive a oportunidade de participar da organização do V Simpósio do Programa de Pós-graduação em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados, uma ótima oportunidade de desenvolver habilidades importantes para o mercado de trabalho, como trabalho em grupo, liderança, organização, responsabilidade, gerenciamento do tempo, criatividade, inovação e resolução de problemas.

Durante a realização dos últimos experimentos do mestrado, consegui uma oportunidade na Libbs Farmacêutica. Ingressei na empresa em fevereiro de 2021, onde sou Operadora técnica de Produção, atuando em processo fermentativo com bactéria para produção de Insumo Farmacêutico Ativo, desde a bancada até a escala produtiva. Através da minha atuação nesse projeto coloco em prática todo o conhecimento técnico e habilidades comportamentais desenvolvidos durante o mestrado.

Como sempre desejei continuar trabalhando com fermentação, o mestrado em bioprocessos foi a oportunidade que encontrei para continuar nesse caminho. Como já disse, o mestrado não era minha primeira opção, mas foi no momento em que eu estava escrevendo meu projeto para o processo seletivo que eu vi que estava tomando a decisão correta. Foi quando entendi o quanto era prazeroso ter uma ideia, e conseguir passar ela para o papel mostrando que era possível colocar aquilo em prática. O mestrado foi uma experiência muito enriquecedora, onde pude continuar desenvolvendo minhas habilidades e adquirindo conhecimento técnico para continuar na área que escolhi.

Esteja preparado. É maravilhoso quando você consegue colocar em prática o que se propôs a fazer no papel, porém, durante a trajetória as coisas nem sempre saem como o planejado no cronograma, e nesses momentos é preciso muita paciência e determinação. Seu orientador será seu guia nessa trajetória, absorva todo o conhecimento compartilhado. Toda vez que um resultado saía diferente do que gostaríamos, eu ficava chateada e pensava que o projeto não estava dando certo. Mas minha orientadora sempre me mostrava o contrário. E dentre os inúmeros aprendizados que o mestrado me proporcionou, esse foi o maior deles: um resultado fora do esperado, nem sempre é um resultado ruim, nós só precisamos conseguir entender o que fazer com aquilo. E é isso o que eu levo para minha vida.