Egresso em destaque - Isabella Carvalho Tanganini

Egresso_Isabella Tanganini

Isabella Carvalho Tanganini: o mestrado foi essencial para o crescimento profissional

Sou graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos, campus Araras e ingressei no PPGPVBA em 2017. Sempre gostei de trabalhar com microbiologia e me interessava pela área de fermentação alcoólica. Portanto desenvolvi o projeto “Extração de quitosana a partir de resíduo de camarão e seu efeito sobre leveduras do bioetanol” sob a orientação da Profa. Dra. Sandra R. Ceccato Antonini no Laboratório de Microbiologia Agrícola e Molecular (LAMAM). Durante o mestrado tive a oportunidade de participar e apresentar os resultados da pesquisa em eventos nacionais e internacionais, como o International Symposium on Natural Polymers and Composites realizado na cidade de São Pedro, SP; e dois eventos na cidade de San Carlos de Bariloche, na Argentina: a VI Jornadas Sudamericanas de Biología y Biotecnología de Levaduras e o 34º International Specialized Symposium on Yeasts. Tive apoio financeiro do PPGPVBA e da UFSCar. Defendi meu mestrado em 2019 e publiquei os resultados deste trabalho na revista científica 3 Biotech, intitulado Bioprocessing of shrimp wastes to obtain chitosan and its antimicrobial potential in the context of ethanolic fermentation against bacterial contamination.

Alguns meses antes da minha defesa de mestrado decidi que gostaria de continuar a pesquisa e aprofundar ainda mais meus conhecimentos. Por isso participei do processo seletivo para o curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da ESALQ/USP, o qual minha orientadora Profa. Dra. Sandra é credenciada. Fui aprovada antes mesmo da minha defesa, e pude dar continuidade ao trabalho iniciado no mestrado. Atualmente no meu último ano de doutorado, estou participando do programa de “Doutorado Sanduíche CAPES/Print” na Universidade da Flórida, Estados Unidos, em colaboração com a Profa. Andréia Fonseca de Faria do departamento de Engenharia de Infraestrutura Sustentável e Meio Ambiente. Retorno ao Brasil ainda em 2022 para defender minha tese.

O mestrado foi essencial para meu crescimento profissional. Durante o curso, temos várias oportunidades de diálogo e interação com docentes de diferentes áreas do conhecimento, pois o campus de Araras possibilita essa proximidade entre docentes e discentes. Também temos a oportunidade de organizar um evento científico, o “Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados”. Em 2018 estava em sua terceira edição e teve como tema: “Superando adversidades do campo e da agroindústria”.  Além de todo conhecimento acadêmico qualificado que o curso me proporcionou, aprendi muito também sobre liderança, independência, organização, respeito e comprometimento.

O mestrado é desafiador. Exige foco, organização e comprometimento a todo instante. Recomendo pesquisar bastante sobre o tema de seu interesse e, se possível, conversar com os professores pesquisadores previamente, esclarecendo todas as dúvidas. É durante o mestrado que amadurecemos, perdemos a timidez e desenvolvemos independência. É um período de correria, porém muito gratificante!