Egresso em destaque - Lucas Smith Pimenta

Egresso_Lucas Smith Pimenta

Lucas Smith Pimenta: de Araras para Manaus, focado na Biotecnologia

Sou graduado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) e ingressei no mestrado do PPGPVBA no início de 2015. Durante o mestrado desenvolvi um projeto voltado para a análise de tolerância ao alumínio em cultivares de cana-de-açúcar, sob orientação da Profa. Dra. Monalisa Sampaio Carneiro. Durante o mestrado participei de duas edições do Simpósio de Produção Vegetal e Bioprocessos Associados e tive a oportunidade de atuar como representante discente nas reuniões de colegiado. A minha defesa de mestrado ocorreu em setembro de 2017 e meu trabalho foi publicado posteriormente, em 2020, na revista Semina Ciências Agrárias (http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/view/38615).

Após o mestrado me mudei para Manaus-AM, onde ingressei no doutorado em Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no início de 2018, sob orientação do Prof. Dr. João Lúcio de Azevedo (ESALQ-USP). No doutorado migrei para a área de microbiologia, porém ainda aproveitando o tema da tolerância ao alumínio, o qual comecei a explorar durante o mestrado. Meu projeto é voltado para a prospecção de bactérias rizosféricas associadas a uma planta nativa da Amazônia (região com solos ácidos e com elevado teor de alumínio) as quais possam ser utilizadas como promotoras do crescimento de plantas em grandes culturas como milho, soja ou cana-de-açúcar. Paralelo a isso, curso MBA em Gestão de Projetos pela ESALQ-USP, no qual o tema de minha monografia é um estudo sobre os fatores associados à produtividade acadêmica na pós-graduação. Atualmente estou em Piracicaba-SP desenvolvendo parte do meu projeto de doutorado no Laboratório de Genética de Microrganismos “João Lúcio de Azevedo” na ESALQ-USP. Devido a pandemia, a conclusão de meu doutorado está prevista para meados de 2022, mas desde já estou atento buscando oportunidades de atuação no mercado de agrociência!

Eu sempre digo que o mestrado foi uma etapa determinante para meu desenvolvimento como pesquisador. Apesar de ter tido experiências prévias como bolsista de iniciação científica e posteriormente uma breve passagem por uma empresa de biotecnologia, o mestrado foi onde refinei características que considero importantes, como o senso crítico e a redação científica por exemplo.

Procure estabelecer contato com seu/sua potencial orientador(a) antes mesmo de prestar o processo seletivo, de forma a alinhar expectativas quanto ao projeto baseado em suas perspectivas para seu futuro profissional. Se a sua intenção for a carreira acadêmica, procure um orientador que publique bastante; se quiser atuar no mercado, procure desenvolver um projeto altamente aplicável, seja em relação ao tema ou às ferramentas utilizadas. Outra coisa que considero interessante, se você ainda não estiver no mercado de trabalho, é focar no desenvolvimento de competências transferíveis entre áreas, pois vivemos em um tempo de muitas incertezas. Habilidades como o inglês, a escrita científica, análises estatísticas ou programação em R, por exemplo, são muito úteis tanto na academia quanto fora dela.

Sou muito grato à todo o corpo docente do PPGPVBA, aos funcionários do CCA pelo apoio em diversos aspectos importantes dessa trajetória e, claro, dos amigos que fiz durante o mestrado e que levo para a vida.