Egresso em destaque - Paloma Garcia Cabrini
Paloma Garcia Cabrini: o mestrado ampliando a visão sobre a agricultura
Você poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA?
Sou Bióloga, formada na Unicamp, e antes de ingressar no mestrado já havia feito uma pós graduação lato sensu em Microbiologia Industrial e Ambiental e já atuava como profissional na Indústria, no setor de Pesquisa e Desenvolvimento. Por atuar nesse desenvolvimento, sempre tive interesse em aperfeiçoar meus conhecimentos, e o programa da UFSCar me interessou muito pela possibilidade de aprofundar meus conhecimentos na interação entre micro-organismo-planta. Eu ingressei no programa em 2016, com o projeto “ Promoção de Crescimento de Cultivares de Alface pela Levedura Rizosférica Torulaspora globosa”, que teve como objetivo verificar a eficiência dessa levedura in vitro e in vivo. Tive como orientadora a professora Márcia Maria Rosa Magri e como co-orientador o professor Fernando César Sala, que foram grande orientadores, e contribuíram com o meu desenvolvimento e evolução durante a trajetória. Como minha dedicação ao mestrado não era exclusiva, tenho só que agradecer aos orientadores que tive, e ao programa, pelo acolhimento e paciência durante o período que estive no mestrado! Minha defesa ocorreu em 2018.
Do meu trabalho de mestrado, foi gerado um trabalho que pudemos apresentar no II Simpósio Latino-Americano Sobre Bioestimulantes na Agricultura & IX Reunião Brasileira Sobre Indução de Resistência em Plantas a Patógenos, um artigo publicado na revista 'Horticultura Brasileira' e um capítulo do livro AGRICULTURA EM FOCO: Tópicos Em Manejo, Fertilidade do Solo e Impactos Ambientais – V. 2.
Como foi sua trajetória após o término do Mestrado?
Após o mestrado, continuei minha trajetória na indústria, trabalhando em algumas indústrias de produtos biológicos e inoculantes para agricultura. Atualmente sou Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de inoculantes e produtos biológicos para agricultura em uma empresa de inoculantes no Paraná.
Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento como profissional?
O programa de mestrado em Produção Vegetal e Bioprocessos Associados me trouxe uma visão mais ampla sobre a agricultura, uma vez que minha formação é em Biologia. Dessa forma, consegui visualizar melhor os requisitos durante o desenvolvimento de um bom produto biológico. Além disso, me trouxe uma visão crítica científica e de delineamento experimental que coloco em prática diariamente.
Qual seria sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?
Caso você seja como eu, que não é um recém formado da graduação, e tenha interesse em ingressar no mestrado, não desista! Nunca é tarde para realizar essa conquista!
E a Universidade está de portas abertas para você! Pode ter certeza que você será muito bem recebido por todos os professores e colegas!!