Egresso em destaque - Bruna Aparecida Bettini-Tambur

Egresso Bruna Bettini

Bruna Aparecida Bettini-Tambur: do mestrado para a consultoria em citros

Você poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA?

Sou engenheira agrônoma, formada na Universidade de Rio Preto, em São José do Rio Preto/SP. Realizei meu estágio obrigatório na APTA Regional em Pindorama/SP, lá fui indicada para a Dra. Mariângela Cristofani-Yaly, do IAC-Cordeirópolis/SP. Tive, então, a oportunidade de começar uma iniciação científica com bolsa FAPESP com o projeto: “Citrandarins como porta-enxertos para lima ácida Tahiti”. A partir daí, comecei a me interessar por pesquisa, ingressando no mestrado em 2017 com o projeto intitulado: “Desempenho de lima ácida Tahiti sobre diferentes porta-enxertos”. Tive também  bolsa FAPESP, dando continuidade nos meus trabalhos na iniciação cientifica. Tive, como orientador, o Prof. Dr. Evandro Henrique Schinor, e coorientadora, a Dra. Mariângela Cristofani-Yaly. Assim sendo, terminei meu projeto e defendi a dissertação em 2019.

Durante o mestrado, participei de vários eventos, em especial do' IV International Symposium on Citrus Biotechnology' no Uruguai, que rendeu um artigo:

BETTINI, B.A.; CAVICHIOLI, T.M.; CRISTOFANI-YALY, M.; AZEVEDO, F.A.; MARTINS A.L.M.; SCHINOR, E.H. Performance and reaction to huanglongbing of ‘Tahiti’ acid lime grafted on citrandarins. Acta Horticulturae, n.1230, p. 101-108, 2019.

Recentemente foi publicado mais um artigo com os resultados finais da minha dissertação na Revista Brasileira de Fruticultura:

BETTINI-TAMBUR, B.A.; AZEVEDO, F.A.; CRISTOFANI-YALY, M.; SOARES, M.B.B.; MARTINS, M.H.; SCHINOR, E.H. Degree days, phenology and fruit quality of ‘Tahiti IAC-5’ acid lime grafted onto different rootstocks in Pindorama – SP. Revista Brasileira de Fruticultura, v.44, n.1, p.1-7, 2022.

Como foi sua trajetória após o término do Mestrado?

Após o término do mestrado, comecei a trabalhar com consultoria em citros, principalmente em lima ácida Tahiti. Agora, além disso, presto serviços para empresas, desenvolvo experimentos e pesquisas para portfólios.

Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento como profissional?

O mestrado faz sua mente amadurecer e enriquecer de ideias. Faz você pensar bem mais no seu futuro e na sua vida profissional do que na graduação. Com isso acaba te guiando e direcionando com mais certeza para aquilo que você quer seguir em frente, trabalhar, gerando também maiores oportunidades de trabalho.

Qual seria sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?

Nada é fácil, mas são com as dificuldades que aprendemos cada vez mais. Seja esforçado e dê o seu melhor, dias ruins vem, mas também vão embora. A procura por pessoas com uma pós-graduação vem crescendo cada vez mais, portanto se você tiver a oportunidade de cursar um mestrado, faça!!