Egresso em destaque - Dayane Morais Hewitt

Egresso_Dayane Morais

Dayane Morais Hewitt: a formação no mestrado contribuindo para a carreira de cientista nos Estados Unidos

Você poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA?

Sou graduada em Biotecnologia pelo CCA. Durante a graduação, fui estagiária no Laboratório de Microbiologia Aplicada e Controle, também no CCA, por dois anos. Trabalhei com fermentação em estado sólido utilizando bagaço de cana-de-açúcar e vinhaça para a produção de ácido cítrico, orientada pelo professor Dr. Reinaldo Bastos. Em agosto de 2015 retornei dos Estados Unidos onde fiquei por ano como estudante de engenharia biológica na Purdue University e também estagiei em um projeto de segurança de alimentos. Ao retornar, conversei com o professor Reinaldo sobre a possibilidade de ser novamente orientada por ele, porém, sugeri um projeto com microalgas visando a produção de ficocianina, um pigmento utilizado nas industrias alimentícia e farmacêutica. Ingressei no mestrado em fevereiro de 2016, e no segundo semestre comecei a desenvolver a parte experimental do meu projeto - estudei o cultivo mixotrófico e heterotrófico de uma cianobactéria (A. microscocopica Nageli) em meio de cultivo suplementado com vinhaca para a produção de ficocianina. Durante o mestrado, levei o meu trabalho ao SINAFERM (Aracaju-Sergipe), o principal evento sobre bioprocessos no Brasil. Também participei do Simpósio de Microbiologia Aplicada organizado pela UNESP em Rio Claro.

Defendi a dissertação no final de fevereiro em 2018, e logo após, o nosso artigo foi aceito para a publicação na revista Applied Biochemistry and Biotechnology.:

Morais, D.V., Bastos, R.G. Phycocyanin Production by Aphanothece microscopica Nägeli in Synthetic Medium Supplemented with Sugarcane Vinasse. Appl Biochem Biotechnol 187, 129–139 (2019). https://doi.org/10.1007/s12010-018-2811-6

Como foi sua trajetória após o término do Mestrado?

Me mudei para os Estados Unidos em julho de 2018 e em novembro do mesmo ano fui contratada pela Albany Molecular Research (AMRI) como cientista. Eu trabalho com pesquisa e desenvolvimento de moléculas (principalmente ativos farmacêuticos), onde avalio como diferentes solventes químicos e processos termodinâmicos acarretam em polimorfismo e solvatação - o que pode afetar a solubilidade, cor, morfologia etc.) Também trabalho com desenvolvimento de sais e co-cristais, onde avalio se esses componentes podem otimizar a performance clínica de vários compostos.

Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento como profissional?

Por mais que não trabalhe na área que estudei, o mestrado contribuiu com a minha formação como cientista, onde pude desenvolver o pensamento crítico e entender a metodologia cientifica de forma mais aprofundada. A escrita da dissertação exige muita leitura e constantes revisões dos textos produzidos. As discussões com o orientador e colegas de laboratório também adicionam novas ideias e perspectivas. Dessa forma, todas essas experiências foram uma ótima base para o meu desenvolvimento profissional - desde a bancada do laboratório ate a elaboração de relatórios técnicos e discussões recorrentes com os clientes da empresa (que em grande maioria também são cientistas).

Qual seria sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?

Acho importante planejar uma linha do tempo (quando começar a revisão bibliográfica, os primeiros experimentos, escrita da dissertação), e conversar com os colegas e orientador sobre eventos importantes na sua área de pesquisa, para que você consiga se planejar com antecedência. Vejo que a maioria dos estudantes de pós-graduação se estressa muito com a escrita da dissertação, e aconselho que os primeiros esboços sejam feitos com bastante antecedência, assim como a leitura sobre o tema escolhido. Não deixe tudo para o último momento - o mestrado é desafiador e acumular tarefas não vai te ajudar.