Egresso em destaque - Larissa Chariel Domingos da Silva
Larissa Chariel Domingos da Silva: de mestra à pesquisadora na iniciativa privada
Você poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA?
Sou graduada em Ciências Biológicas pela UFSCar, Campus Araras, fui aluna da primeira turma no curso no campus na graduação e também fiz parte da primeira turma de mestrado do PPGPVBA, fatos esses de que me orgulho muito. Ingressei no programa em 2014 e fui orientada da Professora Dra. Ane Medeiros, em meu projeto trabalhei com a bioprospecção da microbiota da Diatraea saccharalis, uma praga importante da cana-de-açúcar. Defendi minha dissertação em meados de 2016. Nesse período participei de congressos e do primeiro simpósio do programa.
Como foi sua trajetória após o término do Mestrado?
Após o término do mestrado lecionei durante um ano e meio como professora eventual em escolas estaduais e em junho de 2017 iniciei minha trajetória na empresa Oxitec onde trabalho com insetos. Comecei como assistente de pesquisa trabalhando com cepas de Aedes aegypti e posteriormente, na mesma empresa, comecei a trabalhar com pragas agrícolas, com as quais ainda trabalho e agora como pesquisadora.
Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento como profissional?
Com toda certeza o mestrado fez toda a diferença para que eu pudesse chegar até aqui profissionalmente. Toda a bagagem de conhecimentos e experiências que adquiri no mestrado me abriram portas para que eu pudesse trabalhar com o que trabalho hoje, trabalho esse que me faz sentir realizada por poder contribuir cada vez mais com o desenvolvimento da agricultura e melhorar a qualidade dos alimentos que chegam à mesa das pessoas.
Qual seria sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?
Estudem sempre e nunca desistam! Somente o estudo e a pesquisa podem contribuir para um mundo melhor. Todo esforço vale a pena.
Gostaria de agradecer o convite e dizer que sou grata por ter sido aluna do programa. Fez toda diferença em minha formação!