Egresso em destaque - Michelle dos Santos Cordeiro Perna

Egresso_Michelle Cordeiro Perna

Michelle dos Santos Cordeiro Perna: o mestrado despertando a paixão pela pesquisa

Você poderia nos contar a sua trajetória no PPGPVBA? 

Ingressei no PPGPVBA em 2014 na primeira turma do programa, tenho graduação em Química pela USP e procurei este programa porque me identifiquei muito com as linhas de pesquisa, sobretudo por conhecer os trabalhos da Profa. Dra. Sandra Regina Ceccato Antonini. O trabalho que desenvolvi foi na área de fermentação de pentoses visando a produção de etanol 2G. O título de minha dissertação é: AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E CONSUMO DE ÁCIDO ACÉTICO DA LEVEDURA MEYEROZYMA GUILLIERMONDII EM MEIO SINTÉTICO CONTENDO PENTOSES, HEXOSES, ÁCIDO ACÉTICO E FURFURAL, orientada pela Profa. Dra. Sandra Regina Ceccato Antonini. A defesa ocorreu em 2016.

Os resultados da pesquisa foram publicados em um artigo em 2018: Single and combined effects of acetic acid, furfural, and sugars on the growth of the pentose-fermenting yeast Meyerozyma guilliermondii, publicado no periódico 3 Biotech, 2018, Vol.8(2), p .1-10, DOI: 10.1007/s13205-018-1143-0.

 Como foi sua trajetória após o término do Mestrado? 

Após o término do mestrado eu ingressei no programa de doutorado do PPG em Química da UFSCar de São Carlos e continuei desenvolvendo a pesquisa que havia iniciado no doutorado. Também tive um grande avanço na minha vida profissional após concluir o mestrado no PPGPVBA. Quando iniciei atuava como docente no curso técnico de Química do SENAI de Sertãozinho, hoje atuo como especialista em Biotecnologia e desenvolvo pesquisas aplicadas e serviços tecnológicos na área de Biotecnologia no Instituto Senai de Tecnologia.

Quais são as principais contribuições do Programa de Mestrado para seu desenvolvimento como profissional?

Antes de ingressar no programa eu não tinha certeza se gostaria de trabalhar na área de pesquisas, porém o mestrado foi um marco, pois despertou em mim o amor pela carreira de pesquisadora. Todo o aprendizado científico e pessoal que pude desenvolver com os docentes, colegas de laboratório e sobretudo com meus orientadores tiveram importância imperial na minha decisão de seguir carreira como pesquisadora.

Qual seria sua mensagem ou sua dica para quem quer ingressar no Mestrado?

Aproveitem ao máximo tudo que o programa oferece, cada evento e todas as disciplinas. Quando ficar difícil confiem nos seus orientadores e não desistam.

Gostaria apenas de dizer 'Muito Obrigada' a todos do PPGPVBA pelo trabalho de excelência que mudam a vida de pessoas como eu. Vocês fazem uma grande diferença no ciclo da produção de ciência e tecnologia num momento tão difícil para a Ciência em nosso País.