Artigo sobre método para detectar patógeno de trigo teve participação de docente do PPGPVBA em colaboração com pesquisadores da China, Bangladesh e Estados Unidos

‘Wheat blast' (brusone do trigo) é uma doença que emergiu no Brasil e que chamou atenção do mundo ao ser identificada também em Bangladesh. O fungo causador é Magnaporthe oryzae. Os sintomas visuais da doença no trigo aparecem quando a infecção já está em estágio avançado, dificultando o controle por agentes químicos. Os pesquisadores do Brasil, Bangladesh, China e Estados Unidos desenvolveram um método sensível e preciso para detectar a presença do patótipo específico do trigo, já que esse fungo ataca mais de 50 hospedeiros diferentes. O método desenvolvido foi baseado em técnicas de sequenciamento do genoma de dois isolados do fungo do Brasil, proteína Cas12a e RNAs guia. A técnica pode ser adaptada e aplicada a outras importantes doenças de plantas no campo.

O Prof. Dr. Alfredo Seitii Urashima, docente do Programa, é co-autor do artigo publicado no periódico 'Engineering', cujo fator de impacto é 6,495.

O artigo pode ser acessado aqui.